Receba pagamentos com cartão, diretos no seu celular ou tablet

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Como Elaborar um Orçamento Pessoal


A ideia deste artigo é mostrar aos leitores como elaborar um orçamento pessoal que auxilie suas finanças. Aproveito também esta matéria para agradecer aos leitores Portugueses que me escrevem e que entram em nosso site, espero daqui uns dias fazer uma matéria em especial ao grande país de Portugal. Para fazer um orçamento são necessárias 3 etapas:

   1)      Faça um levantamento de todas suas receitas e gastos do mês: Faça um levantamento de quanto recebe mensalmente, lembre que o valor do seu salário se for em folha terão descontos (se tiver dúvida na matéria “Você entende quais os descontos que tem em seu contracheque” estão especificados), então o valor líquido recebido, será menor. Após isso faça um levantamento de seus custo e para ter o mínimo de falhas, comece apontando em um caderno ou computador, e em um mês terá seu custo certo.

   2)      A partir deste levantamento defina suas metas:


a.       Defina uma meta de receitas: Toda pessoa tem interesse em crescer profissionalmente, e isso de fato, com muito trabalho, conhecimento, entre outros aspectos normalmente acontece. Por isso planeje quanto você imagina estar ganhando ao longo dos anos.

b.      Defina uma meta de despesas: Também é interessante que determine um planejamento de seus gastos, lembrando que com o crescimento de sua receita, normalmente o ser-humano aumenta as despesas.

c.       Defina uma meta de quanto guardar: Para planejar, sempre é importante ter uma meta que mostre aonde você quer chegar. E esta meta pode ser medida com a planilha do artigo “como chegar a um milhão” (que está disponível para quem enviar um e-mail a financassemdividas@gmail.com), com ela pode ser calculado quanto você terá, se guardar um valor “x” em um período de tempo determinado por você. Outra parte importante de ressaltar é que nesta meta, colocar valores impossíveis de conseguir só irá desmotiva-lo.

As metas também podem ser medidas através três níveis: Meta otimista, meta realista e meta pessimista.
·         Meta Otimista: Esta seria a meta onde o desafio seria bem alto, ou seja, a mais difícil de atingir.

·         Meta Real: Nesta meta, seria interessante colocar um desafio mais fácil de conseguir atingir perante a média otimista, porém um desafio que não seja tão fácil de alcançar, fazendo o leitor ter que cortar custos e trabalhar bastante em prol da meta.

·         Meta Pessimista: Na meta pessimista já poderíamos realizar um orçamento mais fácil de ser atingido, até para não se desmotivar.

   3)      Acompanhamento: Após analisar suas receitas e despesas, apontar suas metas, agora é hora de acompanhar e ver em qual nível da meta você está. É importante que vá acompanhando mês a mês, e analisar o que falta para a principal meta (a com maior desafio) ser alcançada.

Qualquer dúvida, sugestão escreva: financassemdividas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário