Receba pagamentos com cartão, diretos no seu celular ou tablet

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Coisas que o banco não vai lhe contar

Hoje em dia a população brasileira é muito dependente dos bancos, e eles oferecem diversos serviços, onde todos parecem vantajosas ao cliente. Só que muitas vezes além de não mostrar a realidade, omitem algumas informações para obter um lucro maior. Por isso segue uma relação de tópicos para serem analisadas que podem ser muito úteis:




Qualquer cidadão tem direito de ter sua conta sem custo. De acordo com a revista exame diversas instituições lhe fornecem contas gratuitas, na matéria em questão para quem quiser maiores informações, há 7 bancos citados com detalhes. Clique aqui para ver a matéria completa. 

Qualquer fundo não mostra a real rentabilidade: Quando você tiver dinheiro para investir, escolha bem o destino dele, pois os bancos mostram as rentabilidades, porém nas rentabilidades citadas não constam as taxas de administração, os impostos que terão quando o dinheiro for retirado, dentre outras taxas que tem. Ao computar todos os custos a rentabilidade cairá muito, e muitas vezes é melhor optar pela poupança, ou um outro investimento.

É proibido fazer venda casada: Muitas vezes quem está precisando de um empréstimo precisa ir ao banco e passar por todas burocracias necessárias para adquiri-lo, acontece que muitas vezes o banco para liberar o empréstimo obriga o usuário a fazer um seguro, ou adquirir outro produto. Isso é considerado venda casada, algo proibido por lei. Segue a lei aqui

Não pode ter taxa alguma se quiser pagar o financiamento total: Se o indivíduo quiser quitar seu financiamento antes de terminar, o banco tem que trazer todo o valor para o presente, ou seja, não pode cobrar juros sobre algo que ainda não ocorreu, e mais que isso, para esta transação não pode ser cobrada nenhuma taxa extra, somente terá que pagar o valor presente da dívida.

Após seis meses sem mexer na conta, o banco não pode cobrar taxas de manutenção: Acontece muitos casos de um indivíduo abrir uma conta, seja para qual for o motivo, e acabar se esquecendo dela, e com o passar do tempo recebe uma carta do serasa, ou vai olhar seu extrato e nota que está devendo um valor muito alto para o banco. Acontece que esta cobrança é indevida, e a conta depois de seis meses sem movimentação passa a se tornar uma conta inativa, portanto sem previsão de taxas mensais. Segue a resolução do banco central aqui No Jus Brasil também há uma matéria referente ao assunto, onde cita algumas jurisprudências: clique aqui


Fontes: Jus Brasil, Exame, Banco Central, TRF


Gostou deste Artigo?

Se você gostou deste artigo, publique, compartilhe e curta nossa página, para que sigamos dando boas dicas e auxiliando você, seja com artigos, ou planilhas para download como temos no site, tudo com o intuito de ajudar a tomar algumas decisões.
Nosso twitter para que se interessar: @fin_pessoal
E-mail: financassemdividas@gmail.com aceitamos sugestões de matérias, críticas construtivas.
Att;
Finanças Sem dívidas



Nenhum comentário:

Postar um comentário